Os principais problemas psicológicos que interferem no bem-estar podem ser resumidos em:
Depressão– É subdividida em tipos de depressão, incluindo depressão maior ou major, transtorno distímico, depressão não específica, transtorno de ajustamento com depressão e transtorno bipolar.
Ansiedade: Diferentes problemas incluem distúrbios ansiosos como o transtorno do pânico, stress pós-traumático, ansiedade social, agorafobia, ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo e fobias específicas.
Esquizofrenia: A esquizofrenia é uma doença grave e crônica, que envolve incapacidade cerebral, porém que pode ser combatida com medicamentos e tratamentos que possibilitam maior adaptabilidade com a doença e com as funções sociais.
Transtornos da infância: São problemas psicológicos relacionados com controlo comportamental, incluindo TDAH, perturbação de conduta, comportamento de oposição e outros. A ansiedade separatória também é um problema comum na infância e que necessita de cuidados e atenção.
Transtornos de controlo dos impulsos: constituem os problemas psicológicos envolvendo perda de controlo, obsessão e compulsão, manias, cleptomania, piromania, jogo compulsivo, tricotilomania e até mesmo violência doméstica e compulsão sexual.
Transtornos de Personalidade: Transtorno obsessivo compulsivo, transtorno narcisista, borderline, paranoide e persecutorio, entre outros.
Transtornos de ajustamento: as características dos transtornos de ajustamento relacionam-se com eventos stressantes que levam a um desajustamento tais como morte de entes queridos, conflitos conjugais, desemprego, perdas econômicas, etc.
Às vezes também ocorrem conflitos familiares porque um ou mais membros da família apresentam distúrbios psicológicos idênticos.